Hu Jintao se reúne com Merkel e reafirma confiança no euro

"Uma rápida recuperação financeira da Europa conduzirá à estabilidade mundial e ao crescimento da China", afirmou Jintao

Pequim – O presidente da China, Hu Jintao, reuniu-se nesta quinta-feira com a chanceler alemã, Angela Merkel, a quem reiterou a confiança no euro e expressou o desejo de uma rápida recuperação financeira da União Europeia (UE), pois admitiu que o país asiático depende dela para seu crescimento.

“Uma rápida recuperação financeira da Europa conduzirá à estabilidade mundial e ao crescimento da China”, afirmou Jintao, segundo a agência oficial “Xinhua”.

“Pequim apoia firmemente os esforços da UE para superar a crise da dívida”, disse.

Merkel, por sua parte, garantiu ao governante chinês que a Europa apreciou a resposta tranquila e “apropriada” da China diante dos problemas financeiros da União Europeia (UE), assim como seu apoio e confiança na Eurozona.

“As nações da zona do euro estão confiantes e determinadas em tratar adequadamente o problema da dívida e avançar mais na integração”, afirmou a chanceler.

Durante a visita oficial, Merkel também se reuniu separadamente com o primeiro-ministro, Wen Jiabao; o vice-presidente chinês, Xi Jinping (principal candidato à presidência do país a partir de 2013); o presidente da Assembleia Popular Nacional da China, Wu Bangguo, e o vice-primeiro-ministro do país, Li Keqiang.

Ao lado de Jinbao, Merkel assinou uma dezena de contratos bilaterais, entre eles a aquisição de 50 Airbus A320 por 2,79 bilhões de euros (R$ 7,18 bilhões) pela China.