Horário de verão começa hoje – olho no relógio

A partir da meia-noite de sábado para domingo, adiante os ponteiros do relógio em 1 hora. Este ano temporada vale também para o Estado do Tocantins

São Paulo – Pode ir se preparando para acordar no “escuro”. O Horário de Verão começa neste sábado e vai até dia 17 de fevereiro de 2013. É preciso redobrar a atenção nos ponteiros: a partir de meia noite de hoje, adiante o seu relógio em 1 hora. Além das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a temporada deste ano abrangerá o estado do Tocantins.

O procedimento é adotado durante o verão em função da posição da Terra em relação ao Sol, quando os dias ficam mais longos. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora ajuda a economizar energia.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a temporada 2012/2013 do horário de verão deve gerar uma economia de R$ 280 milhões ao país, valor maior do que o verificado no período de 2011/2012, que foi de R$ 160 milhões.

Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo, entre 18h e 21h. Dessa forma, contribui para diminuir o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, garantindo um atendimento com maior eficiência.