Hollande e Hillary pedem diálogo entre Israel e Palestina

Hollande e Hillary se encontraram na capital francesa depois da participação de ambos na reunião internacional de apoio à oposição síria

Paris – O presidente francês, François Hollande, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediram nesta sexta-feira a israelenses e palestinos que retomem o diálogo “em condições aceitáveis” para ambas as partes.

Hollande e Hillary se encontraram na capital francesa depois da participação de ambos na reunião internacional de apoio à oposição síria, que pediu que os crimes no país não fiquem impunes.

Segundo um comunicado emitido pela Presidência da República francesa, no encontro também foi abordada a relação que o Irã mantém com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Hollande e Hillary confirmaram seu apoio ao diálogo com o Irã para chegar a um acordo que conduza à “plena aplicação das resoluções do Conselho de Segurança (das Nações Unidas) e do Conselho de Governadores da AIEA”.

O presidente francês e a secretária de Estado americana também discutiram a situação de Mali, e se mostraram satisfeitos com a resolução do Conselho de Segurança da ONU, que estabeleceu o marco de solução política global para o país africano, no último dia 5.

Ambos ainda reiteraram o apoio da França e dos Estados Unidos às ações da Comunidade de Estados da África Ocidental (Cedeao) e da União Africana, a fim de conseguir o retorno da democracia em Mali e “garantir sua unidade e integridade territorial, além de lutar contra o terrorismo em todas as suas formas”.