Hollande conclui visita à Índia com desfile colorido

No desfile, do qual participaram 123 militares franceses, uma novidade na Índia, foi possível ver as forças de segurança das fronteiras montadas em camelos

O presidente francês, François Hollande, assistiu nesta terça-feira, em Nova Délhi, ao desfile do Dia da República, uma demonstração da potência militar indiana e de sua diversidade cultural, no último dia de sua visita oficial ao país asiático.

No desfile, do qual participaram 123 militares franceses, uma novidade na Índia, foi possível ver as forças de segurança das fronteiras (BSF) montadas em camelos, os cães usados em Caxemira para detectar explosivos, e uma série de tanques carregados de flores, em representação das diferentes culturas da Federação Indiana.

O desfile aconteceu sob a supervisão de 50.000 agentes para garantir a segurança.

François Hollande e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, dirigentes de dois países que temem mais atentados islamitas em seus respectivos territórios, acompanharam o desfile por trás de uma antepara blindada.

Na véspera, a visita do presidente francês foi marcada por dificuldades persistentes para fechar a venda à Índia de 36 caça-bombardeiros Rafale, por uma diferença sobre o preço da transação.

Os dois também prometeram reforçar sua cooperação em termos antiterroristas.