Helicóptero egípcio entra no espaço aéreo de Gaza

Incidente foi descrito por autoridades do Egito e de Israel como um erro de navegação

Gaza – Um helicóptero militar egípcio penetrou na sexta-feira no espaço aérea da Faixa de Gaza, que é controlado por Israel, num incidente descrito por autoridades dos dois países como um erro de navegação, mas que pode sinalizar possível preocupação nas questões de segurança.

Pouco mais de uma semana depois da deposição por militares do presidente Mohamed Mursi, militantes mataram um policial egípcio e feriram outro em ataques a postos policiais da península do Sinai, que fica perto da fronteira com Gaza.

Em um episódio paralelo, autoridades egípcias prenderam na sexta-feira pistoleiros palestinos durante uma “tentativa de ataque a locais vitais no Sinai”, segundo a imprensa estatal.

De acordo com uma fonte israelense de segurança, o helicóptero egípcio “cruzou equivocadamente para o espaço aéreo de Gaza e imediatamente retornou ao Egito”. Testemunhas em Gaza disseram que ele permaneceu cerca de dez minutos no lado palestino. O grupo palestino Hamas, que governa Gaza, não quis comentar o caso. O Hamas nega as acusações egípcias de que manteria uma presença armada no Sinai.