Hackers russos; Apple vence Samsung…

Destruição no Haiti

Ao menos 842 pessoas morreram e mais de 60.000 ficaram desalojadas durante a passagem do furacão Matthew pelo Haiti. Os estragos levaram ao adiamento das eleições presidenciais do país, anteriormente marcadas para o domingo 9. A Organização Pan-Americana da Saúde afirmou que se prepara para um possível surto de cólera no país. Ao chegar à Flórida nesta sexta-feira, o furacão perdeu força e sua escala caiu de 5 para 3, mas enchentes preocupam em Jacksonville, região metropolitana do estado. Na véspera, autoridades aconselharam 1,5 milhão de habitantes vivendo em áreas de risco a se dirigirem emergencialmente ao interior do país. O presidente Barack Obama decretou estado de emergência.

__

Hackers: EUA acusam Rússia

O governo americano acusou oficialmente a Rússia de estar por trás de ataques cibernéticos que vazaram informações do Partido Democrata e de outras instituições. Em nota, os americanos alegam que o governo russo tentou “interferir no processo eleitoral”, e a gestão do presidente Barack Obama estuda até mesmo a imposição de sanções ao país. As mensagens vazadas mostraram, por exemplo, que líderes democratas fizeram campanha contra o então pré-candidato, Bernie Sanders, em sua disputa com Hillary Clinton pela candidatura à presidência. Esse é apenas mais um capítulo das recentes tensões entre Rússia e Estados Unidos, que vêm tendo divergências sobre a guerra na Síria — onde os russos apoiam as investidas militares do presidente sírio Bashar al-Assad.

__ 

Mais imigrantes, mais votos?

O republicano Donald Trump alega que o governo do presidente Barack Obama vem tentando agilizar o processo de legalização de imigrantes, com o objetivo de fazê-los votar nas eleições presidenciais de 8 de novembro, uma vez que a democrata Hillary Clinton tem preferência entre essa porção do eleitorado. Segundo um conselheiro da chamada “Patrulha da Fronteira”, os oficiais têm recebido ordens “de cima” para facilitar os trâmites. O serviço de imigração americano, contudo, aponta que, para ter direito a voto, um imigrante deve ter vivido pelo menos cinco anos nos Estados Unidos, e que o processo dura no mínimo seis meses. Mais de 500.000 pedidos de naturalização estão pendentes.

__ 

Nobel da Paz para a Colômbia

O presidente colombiano Juan Manuel Santos foi escolhido vencedor da edição 2016 do Prêmio Nobel da Paz, por seus esforços na negociação de um acordo de paz entre o governo do país e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). “Colombianos, este prêmio é para vocês”, disse Santos em pronunciamento após a notícia. A nomeação deixou de fora o líder das Farc, Timochenko — especulava-se que ele ganharia o prêmio com Santos. Na visão do comitê norueguês que elege os vencedores, ainda que o processo de paz corra riscos, os esforços de Santos contribuíram para tornar o fim da guerra mais próximo. Em um referendo no domingo 2, 50,2% dos eleitores rejeitaram o acordo, mas tanto as Farc quanto o governo afirmaram que vão continuar buscando um consenso.

__ 

Mercado de trabalho nos EUA

Menos empregos foram criados nos Estados Unidos em setembro. Dados divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento de Trabalho mostraram a abertura de 156.000 novas vagas, ante 167.000 em agosto. Após três meses consecutivos em 4,9%, a taxa de desemprego também cresceu e chegou a 5%. Ter o mercado de trabalho aquecido é um dos pontos que pode convencer o Fed, banco central americano, a aumentar os juros do país. A próxima reunião do banco acontece nos dias 1 e 2 de novembro, e devido à proximidade com a eleição presidencial de 8 de novembro, analistas não acreditam em alguma mudança neste encontro, mas apostam em alta dos juros na reunião de dezembro.

 __

O smartphone do Google

Após anunciar o lançamento do Pixel, seu novo smartphone, a empresa de tecnologia Google fará uma campanha de marketing “muito significativa”, segundo o vice-presidente de produtos, o brasileiro Mario Queiroz. Já foram 3,2 milhões de dólares gastos somente nos dois primeiros dias de propaganda na televisão. A companhia também deve comprar espaço na transmissão de jogos de futebol americano no tradicional feriado de Ação de Graças. Primeiro smartphone criado pelo Google, o Pixel chegará às lojas no dia 20 de outubro, e tentará competir com aparelhos da coreana Samsung e com o iPhone, da Apple.

 __

Na justiça: Apple vence Samsung

Um tribunal americano condenou a empresa de tecnologia Samsung a pagar multa de mais de 98 milhões de dólares à rival Apple, por uma disputa de três patentes. A justiça aceitou a acusação da Apple de que a Samsung plagiou recursos como o desbloquear da tela com os dedos e o sistema de correção de textos.