Grécia pagará € 5 bilhões aos credores

Segundo uma autoridade, há dinheiro suficiente obtido com a emissão de títulos da dívida a um e três meses na terça-feira

Atenas – A Grécia pagará nesta sexta-feira “normalmente” cinco bilhões de euros de títulos de dívida a curto prazo, graças à emissão realizada esta semana em consequência do atraso da transferência de recursos da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI), informou a agência de gestão da dívida pública (PDMA).

“A Grécia pagará sem problemas esta dívida, há dinheiro suficiente após a emissão de títulos da dívida a um e três meses de terça-feira”, declarou à AFP uma fonte da PDMA.

Antes da emissão, a Grécia, que não tem recursos em caixa, havia advertido para a possibilidade de um default caso a UE e o FMI não transferissem novas parcelas do empréstimo para garantir o reembolso.

Esta é a segunda vez desde agosto que o país precisa captar dinheiro de forma excepcional a curto prazo para pagar os vencimentos. A Grécia 4,062 bilhões de euros em títulos a um e três meses, que depois chegaram a cinco bilhões, com juros de, respectivamente, 3,95% e 4,2%.