Grande Mesquita de Bruxelas é evacuada por alerta de antraz

O porta-voz disse que este procedimento inclui a evacuação e descontaminação de várias pessoas, assim como o deslocamento até o local de várias ambulâncias

Bruxelas – A Grande Mesquita de Bruxelas, situada no bairro onde ficam as instituições da União Europeia (UE), foi evacuada nesta quinta-feira após ser encontrado em seu interior um envelope com pó branco, o que levou os bombeiros a ativar um alerta por antraz.

“Foi ativado o procedimento por antraz”, informou à Agência Efe o porta-voz do serviço de bombeiros da capital, Pierre Meys.

O porta-voz disse que este procedimento inclui a evacuação e descontaminação de várias pessoas, assim como o deslocamento até o local de várias ambulâncias, um laboratório e especialistas de proteção civil.

Vários envelopes com um pó desconhecido tinham chegado aos escritórios da mesquita, o que fez o alarme ser ativado.

Meys explicou à Efe que havia sete pessoas no local no qual foram encontrados os envelopes, por isso que têm que ser examinadas e ser realizado um processo de descontaminação.

Em todo caso, ele afirmou que, por enquanto, estas pessoas não apresentam nenhum sintoma. Os especialistas determinarão no laboratório a natureza desse pó suspeito.

A Grande Mesquita de Bruxelas fica no parque do Cinquentenário, um dos locais mais simbólicos da capital belga, a poucas ruas das sedes principais da Comissão Europeia e do Conselho da UE.

Este fato aconteceu em pleno nível máximo de alerta antiterrorista em Bruxelas, decretado até pelo menos a próxima segunda-feira, por causa da ameaça possível e iminente que se comentam atentados em cadeia similares aos do dia 13 de novembro em Paris, quando morreram pelo menos 130 pessoas, segundo as autoridades belgas.