Governo sírio retoma controle total de Ghouta Oriental, diz Rússia

Imagens de TV mostram comemorações em meio aos edifícios destruídos por bombardeios, em um dos redutos mais afetados pela guerra nos últimos meses

O ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta quinta-feira que a bandeira do regime sírio foi hasteada em Duma, o que significa a conquista total da região de Ghuta Oriental, que fica ao leste de Damasco.

“Aconteceu hoje um momento significativo na história da Síria. A bandeira do regime foi hasteada sobre um edifício na localidade de Duma. A presença da bandeira do governo significa o controle desta localidade, por consequência, de toda Ghuta Oriental”, disse o general Yuri Yevtushenko, comandante do Centro Russo para a Reconciliação das Partes em Guerra na Síria.

Canais de televisão russos exibiram imagens de comemorações em meio aos edifícios destruídos pelos bombardeios e uma bandeira hasteada sobre um prédio não identificado.

O ministério da Defesa da Rússia afirmou que unidades da polícia militar russa iniciaram seu trabalho em Duma nesta quinta-feira.

“A partir de hoje, as unidades da polícia militar das Forças Armadas russas trabalham na cidade de Duma. São a garantia da lei e da ordem na localidade”, afirmou o ministério em um comunicado.

Os militares russos indicaram que a situação em Duma caminha para a normalidade e que 166.644 pessoas foram retiradas da cidade por corredores humanitários.