Governador de NY solicita US$ 30 bilhões de ajuda após Sandy

O pedido foi feito três dias antes da chegada do presidente Barack Obama a Nova York, prevista para quinta-feira

Nova York – O governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, solicitou nesta segunda-feira uma ajuda federal excepcional de 30 bilhões de dólares para reparar os danos ocasionados pela supertempestade Sandy.

“Sofremos uma perda econômica de cerca de 30 bilhões de dólares”, declarou, em um encontro com jornalistas sobre as consequências da supertempestade Sandy, que castigou a costa leste do país no dia 29 de outubro, provocando mais de uma centena de mortos..

O pedido foi feito três dias antes da chegada do presidente Barack Obama a Nova York, prevista para quinta-feira, em uma visita em que examinará os danos ocasionados pela supertempestade.

O prefeito da cidade de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou também nesta segunda-feira um plano de emergência de 500 milhões de dólares para reparar 37 escolas e três hospitais que foram fechados logo após a supertempestade.

As escolas fechadas recebiam diariamente 26.000 alunos, que junto com seus professores tiveram que ser realocados a outros locais, acrescentou.

A gasolina continuava sendo racionada nesta segunda-feira em Nova York, após ser decretada uma medida, na sexta-feira, para evitar as longas filas de espera, que se generalizaram após a passagem de Sandy.