George Soros doa US$ 1,5 mi para campanha de Obama, diz NYT

Bilionário teria enviado um e-mail afirmando que apoia totalmente a reeleição de Obama

São Paulo – Nessa semana, o bilionário George Soros teria doado 1 milhão de dólares para o Super PAC Priorities USA Action, que apoia a campanha de Barack Obama. Além desse valor, Soros teria repassado mais 500 mil dólares para outros dois comitês democratas. As informações foram divulgadas inicialmente pelo New York Times

A doação foi anunciada ontem, em um almoço organizado pela Democracy Alliance (um grupo de doadores liberais). Soros já havia doado 1 milhão de dólares para o comitê American Bridge e pulverizado doações menores para outros grupos. A Priorities USA Action arrecadou 35,636 milhões de dólares até hoje, de acordo com a ONG Open Secrets.

Soros teria enviado um e-mail afirmando que apoia totalmente a reeleição de Obama e que ainda não havia contribuído por se opor à decisão da Suprema Corte de 2010 que permitiu a atuação dos Super PACs e as doações ilimitadas. Soros teria mudado de ideia porque ficou “assustado” com a campanha de Mitt Romney, que, “está, abertamente, solicitando o dinheiro dos ricos para privar o Estado do dinheiro de que precisa para oferecer serviços sociais”, segundo o e-mail. 

Os Super PACs, criados em junho de 2010, permitem doações ilimitadas. Até então, as doações eram feitas aos PACs (comitês de ação política, na sigla em inglês), que podiam receber apenas 5 mil dólares de cada doador, incluindo empresas  e sindicatos.