Furacão Nicole se aproxima das ilhas Bermudas

Nicole, que se fortaleceu nas últimas horas ao passar de categoria 2 para 4 na escala de Saffir-Simpson, se encontra a 290 quilômetros do arquipélago

Washington – O furacão Nicole, “extremamente perigoso” e, após subir para a categoria 4, segue em direção as ilhas Bermudas com ventos constantes de até 215 km/h, informou nesta quinta-feira o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Nicole, que se fortaleceu nas últimas horas ao passar de categoria 2 para 4 na escala de Saffir-Simpson (de no máximo 5), se encontra a 290 quilômetros do arquipélago, segundo o último boletim do NHC.

O furacão se desloca a 19 km/h e está previsto que nas próximas horas aumente sua velocidade antes de girar em direção ao nordeste.

De acordo com esse padrão de trajetória, os especialistas preveem que o centro de Nicole passará hoje “perto ou sobre Bermudas”, ao largo da costa leste dos EUA.

Nicole se aproxima das Bermudas após a chegada ao sudeste dos EUA do furacão Matthew, que varreu a costa nordeste da Flórida e tocou terra no último sábado, na Carolina do Sul, com categoria 1.

Nos EUA, o Matthew causou mais de 35 mortes, segundo a imprensa local, mas é no Haiti que a situação ficou mais complicada, com grandes estragos materiais, além de centenas de vítimas.

Nesta temporada de furacões no Atlântico se formaram 14 tempestades tropicais, das que seis se transformaram em furacões (Alex, Earl, Gaston, Hermine, Matthew e Nicole).