Furacão Dora chega à categoria quatro no Pacífico mexicano

Fortes ventos e chuvas atingem a costa do México

México – O furacão Dora ganhou força na noite desta quarta-feira, chegando à categoria quatro enquanto segue pela costa mexicana do Pacífico, onde provoca fortes ventos e chuvas, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

“Dora é o segundo grande furacão da temporada no leste do Pacífico, atualmente na categoria 4 da escala Saffir Simpson. O fenômeno prossegue com seu rápido deslocamento paralelo à costa do Pacífico mexicano”, destaca o SMN.

O furacão, com grau de periculosidade “severo”, está 375 km a sudoeste do porto de Lázaro Cárdenas, em Michoacán (oeste), e a zona de alerta se estende até o estado de Colima (oeste).

Dora avança com ventos firmes de 215 km por hora e rajadas de até 250 km, e fortes ondas já atingem a costa dos estados de Oaxaca e Guerrero, no sul, e de Michoacán e Colima, no oeste.

Colima, Jalisco e Michoacán estão sob alerta amarelo e a população deve se manter atenta à evolução do fenômeno.

No ano passado, o México teve a pior estação de chuvas da história, com 125 mortes causadas por tempestades e furacões, que deixaram ainda centenas de milhares de desabrigados e prejuízos de 4 bilhões de dólares.