Mais de US$ 1 milhão é encontrado em dois banheiros de avião

Quantia foi encontrada em barras de ouro. Polícia local suspeita de contrabando

Nova Délhi – Funcionários da equipe de limpeza de uma companhia aérea indiana encontraram 1,12 milhão de dólares em barras de ouro escondidos em dois banheiros de um avião no aeroporto de Calcutá, situado no estado de Bengala Ocidental, informou nesta quarta-feira à Agência Efe um oficial da alfândega.

Essa inusitada descoberta ocorreu na noite da última segunda-feira em uma aeronave da empresa privada Jet Airways, que estava estacionada no aeroporto citado após um voo procedente da cidade de Patna.

“No total, foram encontradas 24 barras de ouro com um peso de 24 quilos. Elas estavam escondidas em dois banheiros, e os responsáveis da equipe de manutenção chegaram a pensar que fossem explosivos e, por isso, chamaram especialistas em desativação”, explicou o oficial da alfândega.

De acordo com a fonte, o pequeno tesouro tem um valor estimado em 70,36 milhões de rúpias (cerca de1,12 milhão de dólares).

“Estamos investigando o caso, mas, até agora, não houve prisões. É possível que se trate de contrabando”, acrescentou.

Os indianos tem uma intensa paixão por ouro, considerado um recurso seguro no país e que está associado a cultos religiosos e a tradicionais celebrações.

Com aproximadamente um quarto do consumo mundial, a Índia foi o principal mercado deste metal nos últimos anos, embora a China tenha aumentando muito a compra de ouro e, consequentemente, entrado na disputa pelo primeiro lugar.