Francisco celebra primeira missa na Capela Sistina

Às 17h locais (13h de Brasília), Jorge Mario Bergoglio entrou na capela Sistina vestido de branco, com sua mitra (espécie de chapéu) e cajado

Cidade do Vaticano – O papa Francisco celebra nesta quinta-feira a primeira missa de seu pontificado na Capela Sistina, acompanhado pelos 114 cardeais que ontem o elegeram como o 266º sucessor de Pedro e por outros cardeais octogenários.

Às 17h locais (13h de Brasília), Jorge Mario Bergoglio entrou na capela Sistina, onde ocorreu o conclave de cardeais, vestido de branco, com sua mitra (espécie de chapéu) e cajado.

O restante dos cardeais também vestia branco, com exceção do barrete (touca) vermelho.

Francisco permaneceu detrás do altar da Capela e abriu a missa com o convite a todos os presentes ao ato penitencial, pronunciado em latim, com o afresco de “O juízo final”, pintado por Michelangelo, ao fundo. A missa foi celebrada em latim, com algumas leituras em italiano.

A celebração da missa solene de início de pontificado será realizada na terça-feira, 19 de março, às 9h30 locais (5h30 de Brasília, dia de São Jose, o padroeiro da Igreja), na praça de São Pedro do Vaticano.

Vários chefes de Estado e de Governo de todo o mundo, assim como milhares de fiéis, assistirão a cerimônia.