Forças palestinas prendem membros do Hamas na Cisjordânia

Segundo o Hamas, 108 membros do grupo foram detidos em operações em cidades ao redor do território

Ramallah – As forças de segurança palestinas prenderam vários membros do Hamas em operações realizadas durante a noite na Cisjordânia ocupada por Israel, na maior ação de segurança no local desde 2007, disseram autoridades nesta sexta-feira.

Adnan Al-Dmairi, porta-voz da área de segurança da Autoridade Palestina, que tem o apoio do Ocidente, disse que os homens do Hamas planejavam “semear o caos”, mas não apresentou denúncias específicas.

O movimento militante islâmico Hamas controla a Faixa de Gaza e rivaliza com o Fatah, movimento liderado pelo presidente palestino, Mahmoud Abbas, que é dominante na Cisjordânia.

Apesar de Abbas ter se reconciliado formalmente com o Hamas no ano passado para formar um governo de união, ainda existe desconfiança.

“Estamos prendendo esses homens para interrogatório ou para julgá-los com base em evidências de que estão ameaçando a estabilidade e segurança interna palestinas e estão tentando arrastar a região e nos arrastar a um confronto militar e destruir a área”, disse Dmairi.

Segundo o Hamas, 108 membros do grupo foram detidos em operações em cidades ao redor do território. O grupo disse que as ações tiveram motivação política e foram coordenadas com Israel.