Fogo no Canadá; Eleição em Londres…

Trump passa o pires

Depois de chamar seus rivais de campanha de marionetes dos interesses de doadores, o empresário Donald Trump admitiu nesta quinta-feira que não é rico o suficiente para sustentar a própria campanha. Trump afirmou ao Wall Street Journal que ainda financiará parte dos custos, mas não sozinho, frente ao enorme caixa da concorrente Hillary Clinton. O custo médio de campanha nos Estados Unidos é de 1 bilhão de dólares. Até o final de abril, Hillary havia angariado 213 milhões de dólares, enquanto Trump já havia gasto 47 milhões, sendo 36 do próprio bolso e 11 de pequenos doadores.

Eleições no Reino Unido

Londres pode ter eleito seu primeiro prefeito muçulmano nesta quinta-feira após o fechamento das urnas às 18 horas de Brasília. O candidato trabalhista Sadiq Khan liderava as últimas pesquisas com uma vantagem de 12% dos votos em relação ao conservador Zac Goldsmith. Os votos de cerca de 5,6 milhões de londrinos serão contados nos próximos dias para definir quem será o substituto de Boris Johnson. Eleições definem prefeitos em todo o Reino Unido, incluindo Escócia, País de Gales, Irlanda e Inglaterra.

Canadá em chamas

Um incêndio continua a devastar a região de Alberta, no Canadá, onde está a terceira maior reserva de petróleo do mundo. O fogo reduziu pelo menos 16% da produção diária de petróleo canadense. O epicentro da indústria e da cidade mais afetada pelas chamadas é Fort McMurray, cuja população de 88.000 pessoas teve de ser evacuada às pressas. Na quarta-feira 4, aproximadamente 2.000 edifícios já haviam sido queimados sem chance de reparos. Esse incêndio é o acidente natural mais trágico e custoso da história do Canadá.

272 milhões de e-mails por 1 dólar

A empresa de segurança digital Hold Security realizou uma estranha transação com um jovem hacker da Rússia. O rapaz vendeu cerca de 272 milhões de e-mails e senhas para uma consultora da empresa por cerca de 50 rublos, ou 0,75 centavos de dólar. O vazamento de informação havia sido postado num fórum obscuro em russo, no qual é comum esse tipo de informação estar à venda. O hacker insistiu em ser pago pelo vazamento, mesmo que fosse uma quantia irrisória. O arquivo original continha quase 1 bilhão de endereços de e-mail e senhas, mas, após duplicatas e informações velhas terem sido apagadas, restaram 272 milhões de endereços únicos. A maioria deles era do servidor russo “mail.ru”, e cerca de 24 milhões eram do Gmail e 40 milhões do Yahoo.

Apple vs. Google

A empresa de tecnologia Google deu entrada hoje nos papéis para uma patente de sistema de recarga de carros elétricos. Um dos nomes listados nos documentos como inventor do sistema é o do engenheiro Kurt Adelberger, que, aparentemente, foi contratado pela fabricante de eletrônicos Apple. Adelberger tem uma carreira com mais de 194 artigos publicados, tendo sido citado mais de 2.000 vezes. Seus últimos trabalham são sobre armazenamento de energia e redução dos custos de recarga de carros elétricos. A informação é mais uma das que apontam para o “segredo aberto” da Apple de estar trabalhando no desenho do próprio carro elétrico.