Famosos pedem aos escoceses que votem contra a independência

Mais de 200 famosos e personagens públicos britânicos assinaram carta para apoiar a campanha contrária à independência da Escócia

Londres – Mais de 200 famosos e personagens públicos britânicos, como o cantor Mick Jagger e o cientista Stephen Hawking, assinaram uma carta para apoiar a campanha contrária à independência da Escócia, informaram nesta quinta-feira os organizadores da iniciativa “Let”s Stay Together” (“Vamos Continuar Juntos”).

Para o dia 18 de setembro, na carta aberta – na qual também há assinaturas como a da atriz Judi Dench e do popular apresentador britânico Simon Cowell -, se pede aos escoceses que votem a favor do “não” no plebiscito sobre se a região deveria se separar do Reino Unido.

“A decisão sobre deixar nosso país dividido é, certamente, absolutamente sua somente”, diz a carta, alertando em seguida: “No entanto, essa decisão terá um efeito gigante sobre todos nós no resto do Reino Unido”.

Em outra parte da carta, estes personagens públicos lembram aos eleitores escoceses os laços que unem Escócia e Reino Unido: “Queremos fazer saber como avaliamos nossos vínculos de cidadania com vocês, e expressar nossa esperança que votem a favor de renová-los”.

“O que nos une é muito maior do que nos divide. Vamos continuar juntos”, acrescenta a nota.

A carta foi divulgada dois dias depois da emissão de um debate na televisão ao vivo entre o principal ministro escocês, Alex Salmond e o ex-titular de Finanças britânico, Alistair Darling, encarregado da campanha a favor da unidade.

Após essa discussão, as pesquisas de opinião deram Darling como vencedor com uma vitória apertada sobre o líder independentista, que tentou convencer os eleitores indecisos.