Falha em Itaipu causa apagão no Paraguai

Uma falha nos transformadores da usina às 10h39 de Brasília afetou a região metropolitana da capital paraguaia

Assunlção – Mais da metade das redes elétricas paraguaias ficaram fora de serviço nesta quarta-feira por um problema na hidrelétrica Binacional Itaipu, ainda que a energia tenha sido restabelecida por completo pouco depois, disse uma fonte oficial.

Uma falha nos transformadores da usina às 10h39 (horário de Brasília) afetou a região metropolitana da capital paraguaia, Assunção, e Ciudad del Leste, na fronteira com o Brasil, entre outras regiões, segundo informou a assessoria de imprensa de Itaipu. A energia foi restabelecida às 11h18.

A mídia local reportou colisões entre veículos e problemas no abastecimento de água na região metropolitana de Assunção, onde o problema foi mais percebido.

Itaipu disse em um comunicado que os cinco transformadores do setor paraguaio deixaram sem energia a interconexão entre a usina e a Administracion Nacional de Electricidad (Ande), empresa responsável pelo fornecimento de energia no Paraguai.

“O corte de carga de Itaipu à Ande foi de 917 megawatts (MW) e afetou apenas o território paraguaio, não no lado brasileiro (…) Logo após a verificação da situação e da atuação das proteções, começou-se o processo de normalização da interconexão”, informou Itaipu.

Itaipu não divulgou mais detallhes sobre o motivo da falha, mas a ocorrência coloca mais dúvidas sobre se o Paraguai poderá assegurar o fornecimento de energia nos meses de verão.


Está sendo aguardada para a tarde desta quarta-feira a divulgação de uma nota conjunta entre as diretorias técnicas brasileira e paraguaia da usina sobre o que motivou o blecaute, segundo informou a assessoria de imprensa do lado brasileiro da usina.

Segundo um comunicado no site da Ande, o blecaute afetou a 70 por cento da rede elétrica.

A demanda por energia no Paraguai cresceu cerca de 50 por cento nos últimos seis anos.

Uma acordo sancionado recentemente pela presidente Dilma Rousseff sobre a elevação do valor repassado pelo Brasil ao Paraguai pela energia excedente prevê a construção de uma linha de transmissão entre a usina e a capital paraguaia.

No fim de março, uma falha havia deixado as principais cidades do Paraguai sem energia.

No início deste mês, uma falha em quatro linhas de transmissão que conecta Itaipu ao sistema interligado brasileiro deixou sem energia Estados de quatro das cinco regiões do Brasil.