FAB abre oferta de compra de avião para lugar do “Sucatão”

Os pedidos de oferta foram entregues à Airbus Military, à Boeing e à Israel Aerospace Industries (IAI), segundo divulgou a Aeronáutica em nota

Brasília – A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta quarta-feira um processo de seleção para substituir quatro aeronaves KC-137, modelo conhecido como “Sucatão” que serviu como avião presidencial e é usado para reabastecimento de caças durante voo.

Os pedidos de oferta foram entregues à Airbus Military, à Boeing e à Israel Aerospace Industries (IAI), segundo divulgou a Aeronáutica em nota.

As aeronaves serão utilizadas para abastecer outros aviões em voo, para o transporte de carga e tropa e em missões humanitárias. Serão adquiridos dois novos aparelhos.

Segundo a Aeronáutica, os antigos modelos estão em operação desde a década de 1960, ficaram obsoletos e têm “um custo operacional cada vez mais elevado”.

As três empresas escolhidas terão um prazo de 90 dias para apresentarem suas ofertas, que serão analisadas nos aspectos técnico, operacional e logístico, entre outros. Estima-se que cada um dos aviões custará cerca de US$ 80 milhões.