Exército sírio faz ofensiva contra bairros rebeldes

As tropas do regime estão destruindo casas e efetuando detenções em Damasco nesta sexta-feira

Beirute – As tropas do regime sírio iniciaram nesta sexta-feira uma ofensiva contra bairros insurgentes na região norte Damasco, destruindo casas e efetuando detenções, informaram o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) e militantes.

“As forças oficiais lançaram uma ofensiva contra os bairros de Barze, Qabun e Jobar, em Damasco”, afirmou o OSDH.

“Cortaram as estradas que levam aos bairros, prenderam moradores e destruíram casas”, destacou a ONG, que tem uma grande rede de militantes.

Os ativistas também relataram uma “campanha de segurança e militar de envergadura” nos três bairros.

A Comissão Geral da Revolução Síria, outra rede de militantes contrários ao regime de Bashar al-Assad, também informou sobre a ofensiva.

“Casas e lojas foram destruídas e saqueadas”, afirma a comissão em um comunicado.

O regime de Bashar al-Assad anunciou em várias ocasiões que havia “purificado” Damasco dos “terroristas”, como chama os rebeldes, mas os combates entre soldados e insurgentes não param, apesar da superioridade das tropas governamentais.

Ao mesmo tempo, violentos combates de uma intensidade nunca vista até o momento e em várias frentes eram registrados em Alepo, a segunda maior cidade do país.

Os confrontos atingiram inclusive os bairros do centro da cidade controlados pelo regime e que até agora não haviam sido afetados pela violência.