Exército recupera controle de cidade síria

O exército sírio recuperou o controle da cidade de Ma'an, na província central de Hama

Beirute – O exército sírio recuperou nesta segunda-feira o controle da cidade de “Ma’an”, na província central de Hama, onde as autoridades dizem que grupos islamitas assassinaram 40 pessoas há pouco mais de uma semana.

Uma fonte militar, citada pela agência de notícias oficial síria, “Sana”, informou que as Forças Armadas controlam essa população, de maioria alauíta, seita do xiismo à qual pertence o presidente do país, Bashar al-Assad.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou a informação e lembrou que os confrontos entre soldados e rebeldes islamitas começaram no último dia 9, depois que os insurgentes ficaram com o controle desta cidade.

Segundo os dados da ONG, pelo menos 21 civis e 20 milicianos pró-governo pereceram durante a irrupção dos opositores em “Ma’an”.

O regime afirmou que foram combatentes do Frente al Nusra, vinculado à Al Qaeda, que fizeram o massacre e disse que as vítimas foram 42 mulheres, menores de idade e idosos.

O massacre aconteceu um dia antes do início da segunda rodada das conversas de paz entre os sírios em Genebra, que terminou neste sábado sem qualquer avanço e sem acordo para voltar a se reunir pelas diferenças insolúveis entre o regime e a oposição.