Exames não indicam contágio de ebola na Espanha

Não constam sintomas de ebola nas pessoas que tiveram contato com espanhola infectada pelo ebola, segundo ministra

Madri – A ministra de Saúde da Espanha, Ana Mato, declarou nesta quarta-feira que não constam sintomas de ebola nas pessoas que tiveram contato com a auxiliar de enfermagem contagiada pelo vírus, mas disse que exames ainda estão sendo realizados.

A paciente contagiada, segundo explicou Mato aos jornalistas, permanece isolada no Hospital Carlos III, em Madri, assim como seu marido, que não apresenta nenhum sintoma. Outra auxiliar também está sendo submetida a exames, embora a ministra acredite que “o resultado seja negativo”.

Sobre as causas do contágio e a possibilidade de tirar o traje de proteção, Mato afirmou que há uma investigação aberta, no entanto, ainda não há dados novos.

Perguntada por que a doente demorou para ser internada após os primeiros sintomas, disse que também há uma investigação para esclarecer quem pode ter feito contato com ela nesses dias.

A auxiliar de enfermagem Teresa Romero, de 44 anos de idade, casada e sem filhos, chegou na segunda-feira ao hospital, o mesmo onde cuidou de dois missionários espanhóis mortos pelo ebola, doença que tinham contraído na África.

A outra auxiliar, que ingressou no mesmo centro hospitalar nesta quarta-feira, se encontra isolada como medida de precaução perante um possível contágio. Ela já apresentou sinais de febre, informaram à Agência Efe fontes hospitalares.

Mato garantiu que a Espanha seguiu todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao repatriar os dois missionários mortos pelo vírus do ebola. Além disso, defendeu o profissionalismo e a preparação do pessoal sanitário e dos trabalhadores do sistema de saúde espanhol.

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, em um comparecimento parlamentar, afirmou nesta quarta-feira que “é preciso estar atento, mas mantendo a tranquilidade”.

“Deixem os profissionais trabalharem, eles têm prestígio credenciado. A saúde espanhola é uma das melhores do mundo” ressaltou.