EUA repatriam 32 imigrantes cubanos interceptados no mar

Os Estados Unidos repatriaram imigrantes cubanos que tinham tentado chegar ao país e foram interceptados no Atlântico

Miami – Os Estados Unidos repatriaram 32 imigrantes cubanos que tinham tentado chegar por mar ao país e que foram interceptados no Atlântico pelas autoridades, informou nesta quinta-feira a Guarda Costeira.

Os imigrantes foram interceptados e resgatados em quatro operações realizadas entre os dias 6 e 10 de junho, antes de tocar solo americano em Key West, detalhou a instituição.

A Guarda de Fronteiras repatriou os 32 cubanos nesta quarta-feira à Bahía de Cabañas, no norte de Cuba.

Os cubanos que tocam território nos Estados Unidos são favorecidos com a Lei de Ajuste Cubano de 1966 e sua política de “pés secos/pés molhados”, enquanto os outros são deportados à ilha.

Pelo menos 2.712 cubanos tentaram entrar de forma ilegal aos Estados Unidos por água desde o dia 1º de outubro de 2014 e até o momento, segundo o sétimo distrito da Guarda Costeira.

Durante o último ano fiscal (de 1º de outubro de 2013 a 30 de setembro de 2014) chegaram 22.162 cubanos, dos quais 17.459 pela fronteira com o México e 4.703 pela área de Miami, que inclui principalmente o porto e o aeroporto da cidade, segundo as autoridades migratórias.