EUA dizem que prazo para Síria eliminar armas está sob risco

Departamento de Estado americano disse que Síria está sob risco de perder o prazo de 30 de junho para entregar suas armas químicas

Washington – O Departamento de Estado dos Estados Unidos disse nesta sexta-feira que a Síria está sob risco de perder o prazo de 30 de junho para entregar suas armas químicas, mas que o prazo ainda pode ser cumprido.

A porta-voz do Departamento de Estado Jen Psaki afirmou que depois de “semanas da inércia” e prazos intermediários perdidos, menos de um terço do material de armas químicas da Síria foi removido para fora do país, como parte de um acordo com os Estados Unidos e a Rússia.

Fontes da Organização para a Proibição de Armas Químicas disseram que a Síria também vai descumprir outro prazo temporário na próxima semana.

O país tem até 30 de junho para eliminar seu programa de armas químicas completamente.

“Carregamentos recentes são sinais encorajadores de que a Síria está acelerando as ações sobre armas químicas”, declarou Psaki, “mas a falta de ação anterior do regime coloca o prazo de 30 de junho para a eliminação do programa da Síria sob risco”.