Estudo mostra que papa Francisco tem boa imagem no mundo

O papa tem uma imagem positiva em quase qualquer lugar do mundo, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, segundo pesquisa

Washington – O papa Francisco goza de uma imagem positiva em quase qualquer lugar do mundo, particularmente na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, indicou nesta quinta-feira um estudo de um instituto de pesquisa americano.

O papa obteve cerca de 60% de opiniões favoráveis contra 11% desfavoráveis nos 43 países onde a pesquisa foi realizada, segundo o Pew Research Center de Washington.

O sumo pontífice é particularmente apreciado na Europa, que ocupa o primeiro lugar com 84% de opiniões positivas; seguida por Estados Unidos, onde estará de visita em 2015, onde soma 78%.

O papa, nascido na Argentina, tem 72% de aprovação na América Latina.

Na África sua imagem é mais indiferente. Francisco obteve 44% de resultados favoráveis, contra 40% que não emitiram opinião. Já na Ásia as porcentagens foram de 41% positivos e 45% sem opinião sobre o papa.

Sua popularidade logicamente cresce nos países católicos. Na Polônia tem 92% de imagem positiva, 91% na Argentina e 88% na Itália e na Espanha.

Na Jordânia, Egito e Turquia sua imagem tende a cair com números por volta dos 30%.

A pesquisa foi realizada em duas ocasiões. No inverno 2013-2014 em nove países da América Latina, onde foram interrogadas 14.564 pessoas; e na primavera de 2014 em outros 34 países com 36.430 pessoas entrevistadas.