Estoques das empresas nos EUA sobem 1,0% em maio

Com aumento, houve queda nas vendas das corporações em 0,1%

Washington – Os estoques das empresas dos Estados Unidos subiram mais do que o esperado em maio, mas o aumento veio junto com uma queda nas vendas. Segundo informou hoje o Departamento do Comércio do país, os estoques cresceram 1,0%, para US$ 1,514 trilhão, acima da previsão dos economistas de alta de 0,8%.

Já as vendas das empresas nos EUA caíram 0,1% em maio, para US$ 1,184 trilhão, o maior declínio em quase um ano. O relatório sugere que os produtos foram estocados porque a demanda diminuiu, em vez de ter sido consequência de uma antecipação de demanda futura maior. Os estoques dos atacadistas subiram 1,8% em maio, enquanto o das indústrias aumentaram 0,8% e os das varejistas cresceram 0,4%.

A relação entre estoques e vendas – que indica quantos meses demoraria para uma empresa esvaziar seu estoque atual – subiu para 1,28 em maio, de 1,27 em abril. No entanto, esse dado está bem mais baixo do que o nível visto durante o pior momento da recessão.

O Departamento do Comércio revisou os números de abril para mostrar que os estoques subiram 1,0% naquele mês, em vez de 0,8% como calculado inicialmente. As informações são da Dow Jones.