Estes são os maiores medos da humanidade

Uma pesquisa do Pew Research Center investigou o que as populações de 40 países consideram como as maiores ameaças para o mundo hoje. Confira os resultados

São Paulo – Quais os maiores medos da humanidade? Bom, de acordo com o Pew Research Center, uma organização independente dedicada ao estudo de assuntos políticos, sociais e econômicos no âmbito global, as duas maiores preocupações do mundo hoje são as mudanças climáticas e as atividades do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

A constatação é fruto de uma pesquisa de opinião realizada pela entidade em 40 países e que contou com a participação de 46 mil pessoas maiores de 18 anos de idade. Seu objetivo foi o de investigar quais temas trazem as maiores preocupações aos países em análise.

Entre eles estão as mudanças climáticas, as atividades do EI, instabilidades econômicas, a crise com a Rússia, o programa nuclear do Irã e possíveis ciberataques do país, além de tensões territoriais com a China.

Os resultados da pesquisa são interessantes e mostram como é variada a percepção das ameaças e desafios que a humanidade tem de contornar. Na América Latina, por exemplo, nota-se que o maior medo é centrado nas mudanças climáticas. Já na Europa e nos Estados Unidos, é o EI que está no centro das atenções.

Já no que diz respeito às instabilidades econômicas, entre os países mais preocupados com esta questão está a Rússia, a Venezuela e a Malásia, além de países na África. A crise russa, por sua vez, traz calafrios para a Polônia e para a Ucrânia, enquanto que o Irã é fonte de preocupações para os israelenses.

Para ilustrar como estão divididas as preocupações nos países investigados pela pesquisa, EXAME.com produziu um infográfico. Veja abaixo: