Espanha lançará medidas orçamentárias especiais

As medidas serão uma solução temporária enquanto o governo trabalha no orçamento de 2012, que deve ser apresentado em 30 de março

Madri – O governo da Espanha planeja apresentar no dia 30 de dezembro uma série de medidas para atingir as ambiciosas metas de redução do déficit orçamentário, e estabeleceu uma prazo limite em 7 de janeiro do ano que vem para representantes empresariais e sindicatos negociarem um acordo para a reforma do mercado de trabalho, segundo informou hoje a porta-voz do governo, Soraya Saenz de Santamaria, que também é vice-primeira-ministra.

As medidas serão uma solução temporária enquanto o governo trabalha no orçamento de 2012, que deve ser apresentado em 30 de março. Os comentários de Soraya foram feitos em uma entrevista coletiva, após a primeira reunião de gabinete do primeiro-ministro Mariano Rajoy, do Partido Populista. Ele venceu as eleições realizadas no dia 20 de novembro, mas a administração anterior, do socialista José Luis Zapatero, não elaborou o orçamento de 2012, preferindo optar por estender o orçamento deste ano.

Soraya não deu detalhes das medidas que serão anunciadas na próxima semana. As informações são da Dow Jones.