Erdogan fará 1ª visita de presidente turco à Grécia em 65 anos

As relações entre Grécia e Turquia são historicamente tensas, mas os dois países desenvolveram a partir dos anos 1990 uma relação mais pragmática

Recep Tayyip Erdogan viajará à Grécia “nos próximos dias”, na primeira visita de um presidente turco ao país em 65 anos, informou nesta quinta-feira (23) a agencia estatal Anatólia.

“Nosso presidente será o primeiro presidente turco na Grécia em 65 anos. Acho que esta visita terá resultados significativos”, disse na quinta-feira o vice-primeiro-ministro Hakan Cavusoglu, citado pela Anatólia, e informou que a viagem será “nos próximos dias”.

Erdogan já esteve em Atenas quando era primeiro-ministro, entre 2003 e 2014.

A visita chega após outras reuniões de alto nível entre os dois países. Em junho, o primeiro-ministro turco Binali Yildirim se reuniu com seu homólogo grego Alexis Tsipras em Atenas.

No final de outubro o ministro grego das Relações Exteriores, Nikos Kotzias, visitou a Turquia, onde se reuniu com Erdogan.

As relações entre Grécia e Turquia são historicamente tensas, mas os dois países desenvolveram a partir dos anos 1990 uma relação mais pragmática, reforçada desde a chegada de Erdogan ao poder, em 2003.