Energia no Nordeste está reestabelecida, diz ONS

No entanto, em Sergipe e na Bahia o abastecimento de água ainda não foi normalizado

Brasília – O fornecimento de energia está reestabelecido no Nordeste, de acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS). No entanto, em Sergipe e na Bahia o abastecimento de água ainda não foi normalizado. Um blecaute atingiu a região na tarde de ontem (28).

A falta de energia prejudicou o bombeamento de água em Sergipe e ainda há desabastecimento em bairros que ficam em regiões mais altas da capital Aracaju. De acordo com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), são poucos os pontos onde o abastecimento não foi normalizado.

Em Salvador, a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) informa que mais de 20 bairros estão com o abastecimento afetado. O blecaute paralisou as principais estações de tratamento de água de Salvador e região metropolitana. A operação do sistema foi retomada durante a madrugada. De acordo com a Embasa, o abastecimento será normalizado gradativamente ao longo do dia.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, convocou para a manhã desta quinta-feira uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para analisar o blecaute. Segundo Lobão, a interrupção no fornecimento de energia foi causada por uma queimada em uma fazenda no município de Canto do Buriti, no Piauí, que resultou no desligamento de linhas de transmissão na região.