Em artigo, Theresa May diz que fará “oferta ousada” sobre Brexit

Theresa May tem até 31 de outubro para negociar termos do Brexit com o Parlamento

São Paulo – A primeira-ministra britânica, Theresa May, planeja fazer uma “oferta ousada” ao Parlamento para obter apoio para seu acordo Brexit, segundo afirmou a conservadora em artigo assinado por ela e publicado no jornal local Sunday Times. O texto diz ainda que uma nova proposta será levada à apreciação da Casa dos Comuns em “algumas semanas”.

May defendeu que seu projeto de lei virá “com um pacote melhorado de medidas que, acredito, podem ganhar novo apoio” dos Parlamentares.

Na última semana, o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, afirmou que nada do que ouviu “me leva a acreditar que é fundamentalmente diferente” das ofertas anteriores do Brexit, após semanas de negociações entre os partidos em busca de uma proposta que possa ser aprovada pela Casa dos Comuns.

Na última sexta (17), o líder do Partido Trabalhista do Reino Unido, a principal sigla da oposição, Jeremy Corbyn afirmou nesta sexta-feira que foi “o mais longe possível” nas conversas com o governo sobre a saída do país da União Europeia, o Brexit. Segundo ele, é preciso agora haver uma pausa no diálogo, embora Corbyn disse que estaria disposto a avaliar novas propostas mais adiante.

A decisão dos oposicionistas não foi uma surpresa e significa que a trajetória do país fora da UE continua a não ter clareza, quase três anos após eleitores votarem para abandonar o bloco, no plebiscito de 2016.