Elon Musk trabalha em cápsulas submarinas para resgate em caverna

O aparelho já está sendo testado em uma piscina de Los Angeles e consiste em uma cápsula metálica em forma de bala alongada

O fundador da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, anunciou neste domingo nas redes sociais que tem uma equipe de engenheiros trabalhando no desenvolvimento de cápsulas submarinas que poderiam ser empregadas no resgate das oito crianças de um time de futebol que permanecem presas em uma caverna da Tailândia.

O aparelho, que já está sendo testado em uma piscina de Los Angeles, segundo disse o próprio Musk na sua conta oficial no Twitter, consiste em uma cápsula metálica em forma de bala alongada, que estaria conectado a vários tubos pelos quais entraria o oxigênio necessário para completar a travessia até a entrada da gruta.

“O projeto está baseado nos comentários de equipes de mergulho. Conta com acesso para o oxigênio na parte frontal e na traseira, que tem forma de cone”, explicou Musk, que disse estar recebendo recomendações da Tailândia.

O plano consiste em que dois mergulhadores especialistas transfiram a cápsula, que conta com vários cabos, elaborados para que possam ajustar-se uma série de correias que os submarinistas levariam atados às suas cinturas, enquanto no seu interior é levado um dos menores.

Devido ao tamanho do treinador da equipe, que é o único adulto deste grupo de 13 pessoas que entrou na gruta no último dia 23 de junho, este teria que sair de outra maneira.

Depois que hoje as equipes de resgate retiraram quatro das crianças, as autoridades tailandesas optaram por suspender a operação de salvamento até segunda-feira, uma vez que era preciso repor os cilindros de ar comprimido colocado ao longo da travessia e avaliar a nova fase da operação.

Em princípio, o uso destas cápsulas, que poderiam ser enviadas à caverna Tham Luang, na nortista província de Chiang Rai, em poucas horas, é um “plano B” ao qual só se recorreria se as autoridades descartarem continuar com os trabalhos de resgate caso a caverna se inunde ou se algum dos menores não se sentir capaz de sair pelos seus próprios meios.

“Estou surpreso pela coragem, resistência e tenacidade das crianças e da equipe de mergulho na Tailândia. O caráter humano na sua máxima expressão”, elogiou o empresário. EFE

Veja também
Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Reynaldo Vieira

    Os meninos já estão sendo resgatados, e vocês babando pro egocêntrico do Musk, quer só quer aparecer