Eleições na França

A candidata de extrema-direita Marine Le Pen é, até o momento, a preferida pelos franceses para assumir a presidência do país. Na pesquisa mais recente, realizada pelo Ipsos/Sopra Steria com mais de 16.000 pessoas, ela aparece com 26% das intenções de voto, tendo ultrapassado o ex-primeiro ministro, também de direita, François Fillon.

A líder do partido Frente Nacional já é um nome conhecido na política francesa, principalmente por causa de seu pai, Jean-Marie Le Pen, que fundou o partido, em 1972, e disputou o segundo turno na eleição para presidente em 2002 contra Jacques Chirac.

Marine Le Pen também fez sua carreira política dentro do Frente Nacional, no qual ingressou como conselheira legal após se formar em direito pela Universidade de Paris em 1992. Desde então, ela foi eleita membro do Parlamento Europeu, em 2004, e disputou as eleições presidenciais – em 2012, ela ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 20% dos votos, atrás de Nicolas Sarkozy, que tentava a releição, e de François Hollande, que venceu a disputa.

Confira, abaixo, como está o páreo para as eleições de 23 de abril.