Eleições na Espanha têm baixo comparecimento

Eleitores escolhem 350 membros da Câmara dos Deputados e 208 do Senado

Madri – O tempo ruim atrasou a abertura de algumas seções eleitorais na Espanha, que realiza eleições gerais hoje. Uma seção no sul do país teve de ser realocada por causa de enchentes, disse o porta-voz do escritório eleitoral, Felix Monteira. Segundo ele, o comparecimento às urnas era menor que durante a eleição de 2008 no país.

O Ministério do Interior informou que o comparecimento às 14 horas (hora local) era de 37,87%, 2,5 pontos inferior ao registrado no mesmo momento nas eleições de 2008, segundo o site do jornal El País. Os eleitores escolhem 350 membros da Câmara dos Deputados e 208 do Senado.

“Eu estou pronto para o que os espanhóis quiserem”, afirmou o líder do Partido Popular, Mariano Rajoy, favorito para vencer com folga a disputa. Já Alfredo Perez Rubalcaba, do governista Partido Socialista Obrero Español (PSOE), pediu aos partidários que não deixem o baixo comparecimento reduzir as chances da sigla. “Os próximos quatro anos serão muito importantes para nosso futuro”, lembrou. “As grandes decisões devem ser tomadas pelos cidadãos, por isso é importante votar.”

A previsão é de que as urnas sejam fechadas às 19h (de Brasília) e os primeiros resultados saiam uma hora depois disso, às 20h.

As informações são da Associated Press.