El Salvador apresentará modelo de turismo em fórum do Pnud

Governo apresentará seu modelo de impulso turístico "Povos Vivos" no 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, em Brasília

San Salvador – O governo salvadorenho apresentará seu modelo de impulso turístico “Povos Vivos” no 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que o Pnud realizará entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro em Brasília.

“O Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) esteve observando o modelo de desenvolvimento turístico local de ‘Povos Vivos’, vieram fazer uma investigação e consideraram que isto pode ser um modelo de desenvolvimento local para o mundo”, disse à Agência Efe o gerente da estatal Corporação Salvadorenha de Turismo (Corsatur), Roberto Viera.

“Então nós já sistematizamos a experiência e vamos apresentá-la como estratégia de desenvolvimento econômico local” no Fórum Mundial, acrescentou.

O “Povos Vivos” promove o turismo local em cada um dos municípios salvadorenhos e, até o momento, participam 222 municípios dos 262 do país.

O turismo interno salvadorenho produz US$ 100 milhões anuais e mobiliza quatro milhões de pessoas, disse recentemente o ministro de Turismo, José Napoleón Duarte, que destacou que o “Povos Vivos” contribuiu para desenvolver este segmento.

O programa surgiu em 2009 para promover a riqueza cultural, turística, histórica, patrimonial e gastronômica dos municípios do país. EFE