EI avança sobre insurgentes sírios na fronteira com Turquia

Grupo terrorista tomou as cidades de Soran Azaz e dois vilarejos próximos após conflitos com homens de uma aliança rebelde do norte sírio

Amã/Beirute – Combatentes do Estado Islâmico avançaram em direção a insurgentes rivais no norte da Síria neste domingo, capturando áreas próximas à fronteira com a Turquia e colocando em risco uma importante rota de abastecimento até a cidade de Aleppo, revelaram combatentes e um grupo de monitoramento do conflito. 

O Estado Islâmico tomou as cidades de Soran Azaz e dois vilarejos próximos após conflitos com homens de uma aliança rebelde do norte sírio, que inclui tanto rebeldes apoiados pelo Ocidente como combatentes muçulmanos. 

O Estado Islâmico agora tem caminho livre para avançar para o norte até a passagem de Bab al-Salam, que liga a província síria de Aleppo à província turca de Kilis, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

A tomada da cidade é um duro golpe para os rebeldes agrupados na chamada aliança Jabhat al-Shamiyya (Frente de Levante), porque obstrui uma importante rota de abastecimento que era usada para trazer armas para a região oriental de Aleppo, afirmaram dois combatentes anti-Estado Islâmico.

“A principal rota de abastecimento entre Turquia e Aleppo será bastante afetada”, disse Abu Bakr, um comandante dos rebeldes aliados, em mensagem online.