2 mil pessoas são evacuadas na Polônia por bombas da 2ª Guerra

Os artefatos foram achados durante o fim de semana, e o risco que explodam obrigou o esvaziamento de imóveis próximos

Varsóvia – Cerca de duas mil pessoas, entre moradores e turistas, foram evacuados nesta segunda-feira na cidade litorânea de Kolobrzeg, no norte da Polônia, depois que foram encontradas em uma praia três bombas da Segunda Guerra Mundial sem explodir.

Um grupo especializado do esquadrão antibombas do Exército polonês foi para a cidade para tentar desativar os artefatos.

As bombas são de grande tamanho, de cerca de 250 quilos cada uma, segundo informaram as autoridades locais, e foram lançadas durante os bombardeios que aconteceram durante a Segunda Guerra.

Os artefatos foram achados durante o fim de semana, e o risco que explodam obrigou o esvaziamento dos imóveis próximos, entre eles vários estabelecimentos hoteleiros, já que Kolobrzeg é uma cidade litorânea popular entre os veranistas poloneses.

Os evacuados foram levados em ônibus a albergues e campings, onde permanecerão até que as bombas sejam desativadas.

Outra bomba desse tamanho havia sido encontrada na última quinta-feira, durante limpeza de um rio, na cidade de Glogów (sudoeste da Polônia). O local também foi evacuado e o dispositivo desativado.