Duas Coreias fazem reunião para preparar cúpula sem revelar detalhes

Porta-voz da Coreia do Sul afirmou que a reunião de hoje durou quatro horas e que ambos países concordaram em não divulgar detalhes

Seul – As duas Coreias realizaram nesta quinta-feira uma reunião de trabalho na fronteira para estabelecer protocolos e medidas de segurança durante da cúpula de seus dirigentes em 27 de abril, ainda que não tenham sido revelados detalhes do seu conteúdo.

“As duas partes acordaram não revelar os conteúdos da reunião de hoje ao público até uma data determinada”, explicou à Agência Efe um porta-voz do Escritório Presidencial sul-coreana.

O porta-voz se limitou a corroborar que na reunião, de cerca de quatro horas, foram mantidas conversas “sérias e cansativas” para garantir o sucesso da cúpula que manterão o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

Deste modo, segue sem ser divulgado como, por exemplo, Kim chegará até a Peace House (Pavilhão da Paz), o edifício na faixa sul da militarizada fronteira entre os dois países onde será realizada a cúpula.

Esse tipo de detalhe levanta muita expectativa dado que, tecnicamente, será a primeira vez que um líder norte-coreano pisará em território do Sul.

Além do aspecto protocolar e das medidas de segurança, ambas as partes falaram hoje também sobre a cobertura que a imprensa poderá realizar sobre o terreno.

Após esta reunião, as duas Coreias realizarão outro encontro em 7 de abril para tratar o estabelecimento de uma linha telefônica direta entre os escritórios de Moon e Kim em relação com esta reunião ao mais alto nível.