Donald Trump demite Rex Tillerson, secretário de Estado

Segundo fontes, Trump desejava modificar posições-chave em seu gabinete em razão de conversas com Coreia do Norte e as novas medidas no comércio exterior

São Paulo – O presidente americano, Donald Trump, anunciou há pouco a substituição de seu secretário de Estado, Rex Tillerson, nesta terça-feira. Agora, o posto será de Mike Pompeo, diretor da CIA. A agência de inteligência passa a ser comandada por Gina Haspel que, segundo o republicano, é a primeira mulher da história ocupar o cargo.

A saída de Tillerson acontece em um momento crucial para a diplomacia e para as relações exteriores dos Estados Unidos, uma vez que a Coreia do Norte está agora aberta ao diálogo sobre seu programa nuclear e depois de o governo Trump ter anunciado medidas polêmicas no comércio exterior, como o aumento nas tarifas de importação de ferro e aço. Segundo fontes próximas da Casa Branca, ouvidas pela agência Reuters, o presidente desejava modificar posições-chave em seu gabinete para lidar com os novos acontecimentos.

A notícia da demissão de Tillerson, ex-CEO da gigante Exxon Mobil, não é uma surpresa, embora ele tenha sido pego de surpresa pelo anúncio. Segundo a rede de notícias Bloomberg, ele estava em um voo quando soube da sua dispensa. Rumores de que a relação com Trump teria azedado começaram a circular em outubro passado, mas esquentaram recentemente com as notícias sobre a Coreia do Norte que o agora ex-secretário de Estado parecia não conhecer em detalhes.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Sergio Marques

    ISSO QUE É PRESIDENTE………TEM QUE TROCAR, TROCA….TEM ATITUDE, BRIGA PELO SEU POVO E A SOBERANIA DE SEU PAIS………DEIXE O RESTO COMUNISTA GRITAR, TAO MAMANDO A ANOS NAS TETAS AMERICANAS E FALANDO MAL POR TRAS……….OBAMA NUNCA MAIS……..PARABENS!!……

  2. Sergio Marques

    FICA ESSE MIMIMI DE COREIA, SE ELAS CONVERSARAM ENTRE SI, SE HÁ UM MOVIMENTO HOJE SE CONVERSA É PORQUE UM DIA O TRUMP BATEU DE FRENTE COM ESSES COMUNISTAS QUE ALIMENTAM O TERROR………PARABENS TRUMP………PELA CHINA A COREIA TERIA QUANTOS MISSEIS QUISESSE, QUANTO PIOR MELHOR………PELA INDEPENDENCIA TOTAL DE TAIWAN, DA QUAL A CHINA COMUNISTA MAMA E MANTEM NO SEU CABRESTO