Dois são presos em Londres por suposto terrorismo

Um homem e uma mulher foram presos por supostos crimes de terrorismo relacionados ao conflito sírio

Londres – Um homem e uma mulher foram presos na noite de terça-feira no aeroporto de Heathrow, em Londres, por supostos crimes de terrorismo relacionados ao conflito na Síria, informou a polícia britânica nesta quarta-feira.

Os dois suspeitos, de 20 e 19 anos, respectivamente, da cidade de Walsall, no condado inglês de West Midlands, foram detidos após aterrissarem em um voo procedente de Istambul, na Turquia.

Ambos permanecem sob custódia em uma delegacia do condado, situado no centro da Inglaterra. A polícia afirmou que não houve risco para os passageiros do voo e explicou que as detenções foram “planejadas” como resultado de uma investigação.

Há menos de uma semana, um homem de 19 anos, natural de Coventry, também foi detido em Heathrow por crimes similares ao retornar da Jordânia.

As últimas detenções ocorreram no mesmo dia que a ministra do Interior, Theresa May, apresentou no parlamento uma nova Lei de segurança contra o terrorismo, com a qual serão dadas mais competências para a polícia enfrentar o aumento do número de britânicos que viajam a países como Iraque e Síria para combaterem com o grupo jihadista Estado Islâmico.

Além de poderes para confiscar passaportes e prevenir provisoriamente o retorno de suspeitos ao Reino Unido, é esperado que a lei também obrigue escolas e universidades a tomarem medidas contra a radicalização dos alunos.