Descoberta maior jazida de gás hélio do mundo no Irã

Segundo o governo, reserva no Golfo Pérsico possui 10 bilhões de metros cúbicos

Teerã – As autoridades iranianas anunciaram nesta sexta-feira a descoberta da maior jazida de gás hélio do mundo, com um quarto das reservas totais, no campo de Pars Sul, que o Irã compartilha com o Catar, informou a televisão local “Press TV”.

O diretor-gerente da Companhia de Petróleo e Gás de Pars (POGC), Moussa Suri, informou que, segundo números oficiais, o volume total das reservas mundiais de hélio é de 40 milhões de metros cúbicos e o campo de Pars Sul, no Golfo Pérsico, abriga 10 bilhões dessa quantidade.

Suri acrescentou que o Irã assinou um acordo com uma companhia russa para prosseguir com os estudos de viabilidade para a eventual exploração desta área.

Segundo os dados do Ministério do Petróleo do Irã, este país extraiu 428 bilhões de metros cúbicos de gás natural de Pars Sul, cinco meses após o início do ano iraniano, em 21 de março.

A parte iraniana do campo de Pars Sul possui uma reserva de 14 trilhões de metros cúbicos de gás natural, capaz de produzir 18 bilhões de barris de gás liquidificado, cerca de um oitavo das reservas mundiais, segundo os números oficiais iranianos.

O Irã, com mais de 3,6 milhões de barris de petróleo ao dia, é o quarto produtor mundial e o segundo, após Arábia Saudita, da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Além disso, detém mais de 30 quatrilhões de metros cúbicos de gás natural, dos quais entre 70% e 75% podem ser extraídos, galgando o posto de segundo país do mundo em reservas deste combustível depois da Rússia.