Cúpula da Celac começa nesta sexta-feira em Caracas

Presidente do México, Felipe Calderón, inaugurou o encontro com uma mensagem de felicitação ao bicentenário da independência da Venezuela

Caracas – A cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) começou nesta sexta-feira em Caracas, na Venezuela, com a presença de quase todos os chefes de estado da região.

O presidente do México, Felipe Calderón, inaugurou o encontro com uma mensagem de felicitação ao bicentenário da independência da Venezuela. Ele também cumprimentou o presidente Hugo Chávez pela organização do evento.

Antes disso, o mandatário venezuelano recebeu um a um os líderes dos 33 países que estão participando da reunião.

‘Estou convencido de que esta é a década da América Latina’, afirmou o presidente mexicano, num discurso que enalteceu a integração da região como algo que trará o progresso.

Calderón incentivou as trocas comerciais de bens, serviços e pessoas no Continente, e pediu que os países se unam para acabar com a pobreza e a desigualdade.

Só não estão participando da cúpula em Caracas os líderes do Peru, Ollanta Humala; da Costa Rica, Laura Chinchila, e de El Salvador, Mauricio Funes.

No momento da inauguração, também não estavam presentes os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do Chile, Sebastián Piñera, quem devem chegar na Venezuela no sábado.