Cruzeiro em Cuba; O pai do bitcoin…

O pai do bitcoin

O empreendedor e inventor australiano Craig Wright diz ser o inventor da moeda criptografada bitcoin. Conhecido pelo pseudônimo Satashi Nakamoto, o criador ainda é não foi revelado, mas reportagens das revistas Wired e Gizmodo de dezembro do ano passado já apontavam para Wright. Segundo uma reportagem da BBC, Wright deu evidências técnicas da invenção, incluindo algumas chaves de criptografia originais, que foram confirmadas por membros da comunidade de uso do bitcoin.

EUA e Cuba em alto-mar

Chegou a Cuba o primeiro cruzeiro vindo dos Estados Unidos. Cerca de 700 passageiros embarcaram no navio, feita pela empresa Carnival, a primeira a ter a licença para operar no trajeto. Esse tipo de atividade deve se tornar mais comum conforme o avanço dos projetos de normalização das relações entre Cuba e Estados Unidos, processo iniciado em 2014 e que teve seu ponto máximo na visita do presidente Barack Obama à ilha em março.

Porto Rico dá o calote

O governador do território de Porto Rico, Alejandro García Padilla, ordenou moratória de uma dívida no valor de 422 milhões de dólares. É o maior calote até agora numa série de pagamentos não feitos pelo território americano e também um aviso de que pode não fazer um pagamento maior, de 2 bilhões de dólares, marcado para o dia 1o de julho. O Congresso dos Estados Unidos pode passar uma legislação que autorize o resgate econômico do território antes que vença a dívida.

Orcas libertadas

O presidente do parque de entretenimento aquático SeaWorld, Joel Manby, afirmou que as baleias da espécie orca não mais farão poses, danças ou beijos em perfomances no parque, que está adaptando suas operações a políticas mais amigáveis aos animais. Segundo Manby, o parque, que fica na Flórida, vai somente enfatizar ações que os animais realizam na natureza, como se comunicar entre si ou caçar, em ambientes que se assemelham ao seu hábitat na América do Sul e na costa norte da Califórnia. A aposta é atrair visitantes com uma proposta mais educacional.

Atritos na Valeant

O principal investidor da Valeant, Bill Ackman, saiu em defesa da farmacêutica nesta segunda-feira, em debate na rede de televisão CNBC. Enquanto o empresário Warren Buffett, presidente da Berkshire Hathaway, criticou a gestão da empresa e os altos preços dos medicamentos, Ackman saiu, em sua defesa, elogiando a grande variedade de produtos fornecidos pela empresa. No sábado, o vice-presidente da Berkshire, Charles Munger, já havia comparado a farmacêutica a um “esgoto”. As ações da Valeant fecharam em queda de 2,34% na bolsa de Nova York.

5.000 para um

O Leicester se sagrou campeão inglês de futebol nesta segunda-feira após seu principal concorrente, o Tottenham, empatar sua partida. É o primeiro título do Leicester em 132 anos de história e uma das maiores surpresas da história dos esportes profissionais. Antes do início do campeonato, casas de aposta de Londres pagavam 5.000 libras de prêmio para cada libra apostada. Com a iminência da conquista, muitas casas chamaram os sortudos para renegociar.