Criação de emprego nos EUA fica abaixo do previsto

No entanto, uma medida mais ampla do governo sobre desemprego diminuiu para 16,2% em outubro, de 16,5% em setembro

Washington – A economia dos Estados Unidos criou 80 mil empregos em outubro, segundo informou hoje o Departamento de Trabalho. O órgão também revisou para cima os dados dos dois meses anteriores, em um total de 102 mil vagas, para mostrar que foram criadas 158 mil. O resultado ficou um pouco abaixo da estimativa dos economistas ouvidos pela reportagem, que previam criação de 100 mil postos de trabalho em outubro.

O setor privado criou 104 mil vagas, que foram parcialmente contrabalançadas pelos contínuos cortes no setor público, que somaram 24 mil em outubro. Quase 14 milhões de norte-americanos estavam desempregados no mês passado, com quase 6 milhões deles sem trabalho há mais de seis meses.

Uma medida mais ampla do governo sobre desemprego diminuiu para 16,2% em outubro, de 16,5% em setembro. A medida da subutilização da mão de obra, conhecida como U-6, corresponde às pessoas que pararam de procurar emprego ou que não conseguem um trabalho de período integral.

A grande falta de vagas no mercado de trabalho dos EUA está impedindo os salários de subirem fortemente. Os ganhos médios semanais aumentaram US$ 0,05 em outubro, para US$ 23,19. Durante os últimos 12 meses, os ganhos médios semanais cresceram apenas 1,8%. As informações são da Dow Jones.