Coreia do Norte instala última fase do foguete ainda em 2012

País prepara um foguete de longo alcance que planeja lançar entre 10 e 22 de dezembro a partir da base de Dongchang-ri

Seul – A Coreia do Norte terminou de instalar as três fases do foguete de longo alcance que planeja lançar entre 10 e 22 de dezembro a partir da base de Dongchang-ri, informou nesta quarta-feira o governo da vizinha Coreia do Sul.

‘Acreditamos que a Coreia do Norte completou a instalação de um foguete de longo alcance na plataforma de lançamento. Parte do pessoal está se retirando do lugar’, explicou um porta-voz do Executivo sul-coreano à agência ‘Yonhap’.

Os especialistas preveem que Pyongyang começará agora a instalar equipamentos auxiliares, do tipo audiovisual e de radar, antes de passar a carregar o combustível no projétil.

Se a operação de abastecimento for realizada já no próximo fim de semana, Seul prevê que o lançamento acontecerá entre 10 e 12 de dezembro, explicaram os porta-vozes do Executivo.

A Coreia do Norte anunciou no último sábado a intenção de lançar um foguete de longo alcance Unha-3 desde a base de Dongchang-ri, que fica 50 quilômetros ao sul da fronteira com a China, com o objetivo de pôr um satélite em órbita. A operação, segundo Pyongyang, é pacífica e inscreve-se em seu programa espacial.

Apesar disso, Coreia do Sul, Estados Unidos e seus aliados acreditam que a operação oculta um teste relacionado com tecnologia de mísseis balísticos, o que violaria duas resoluções da ONU que proíbem o regime comunista de efetuar atividades deste tipo.