Coreia do Norte convoca vários embaixadores para reunião

Segundo fontes, entre os participantes desta reunião estariam os embaixadores norte-coreanos na China e na Rússia, bem como o embaixador na ONU

Seul – Os embaixadores de maior peso para a Coreia do Norte estão em Pyongyang para participar de uma reunião conjunta na qual previsivelmente se tratará sobre a escalada de ameaças com os Estados Unidos, disseram nesta segunda-feira fontes do Governo sul-coreano à agência de notícias “Yonhap”.

Entre os participantes desta reunião estariam os embaixadores norte-coreanos na China e na Rússia, Ji Jae-ryong e Kim Hyong-jun, bem como o embaixador de Pyongyang na ONU, Ja Song-nam.

Os representantes norte-coreanos nas Nações Unidas são os únicos que atualmente mantêm algum tipo de contato direto com Washington, neste caso através do delegado americano para a desnuclearização da península, Joseph Yun.

Não se sabe o número exato de diplomatas que viajaram até Pyongyang para participar da reunião conjunta, que por outra parte pode estar dentro do calendário normal de consultas da Chancelaria norte-coreana, segundo disse hoje em coletiva de imprensa um porta-voz do Ministério de Unificação sul-coreano.

Em todo caso se espera que o encontro se centre em boa parte em tratar a atual escalada de ameaças entre Coreia do Norte e EUA, que começou na semana passada.