Coreia do Norte comemora último teste nuclear com grande ato

O evento, com as principais figuras do governo, aconteceu ontem com milhares de cidadãos que aplaudiram e enalteceram o avanço do programa nuclear de seu paísl

Seul – A emissora pública norte-coreana “KCTV” divulgou nesta quarta-feira imagens de um grande ato feito no centro de Pyongyang para comemorar o sucesso de seu último teste nuclear realizado em 9 de setembro.

O evento, com a participação das principais figuras do governo norte-coreano, aconteceu ontem com milhares de cidadãos que encheram a Praça Kim Il-sung na capital e que aplaudiram e enalteceram o avanço do programa nuclear de seu país.

O ato, que não teve a presença do líder Kim Jong-un, contou com várias autoridades, como diretor político do Exército Popular de Coreia e número dois do regime, Hwang Pyong-so; o premier Pak Pong-ju e o vice-presidente do Partido dos Trabalhadores, Choe Ryong-hae.

Durante seu discurso, o secretário do Partido dos Trabalhadores, Kim Ki-nam, afirmou que o quinto teste nuclear foi “um ato de autodefesa perante a política hostil dos Estados Unidos” e que a “Coreia do Norte continuará impulsionando sua capacidade nuclear qualitativa e quantitativamente”.

No último dia 9, o regime de Pyongyang efetuou o quinto teste nuclear, o segundo em oito meses, o que desencadeou uma onda de condenações por parte da comunidade internacional.