Controlador aéreo vira herói após terremoto que devastou a Indonésia

Anthonius Gunawan Agun se recusou a deixar torre de controle até que aeronave decolasse em segurança durante os terremotos que devastaram a Indonésia

A terra começou a tremer, mas o controlador aéreo permaneceu em seu posto para garantir a decolagem de um avião comercial. Falecido no terremoto que sacudiu a ilha indonésia de Célebes, Anthonius Gunawan Agun virou um herói nacional.

Anthonius Gunawan Agung, controlador aéreo morre na Indonésia Anthonius Gunawan Agung, controlador aéreo morre na Indonésia

Anthonius Gunawan Agung, controlador aéreo morre na Indonésia (Twitter/AirNav Indonesia/Divulgação)

Controlador aéreo morre na Indonésia Controlador aéreo morre na Indonésia

Controlador aéreo morre na Indonésia (Twitter/AirNav Indonesia/Divulgação)

O indonésio de 21 anos estava no aeroporto de Mutiara SIS Al Jufrie de Palu, na região oeste do arquipélago de Célebes, quando os primeiros tremores foram sentidos na sexta-feira.

De acordo com a direção do aeroporto, o jovem se negou a abandonar sua posição até a decolagem do avião da companhia indonésia Batik Air. Seus colegas de trabalho, que não supervisionavam esta aeronave, já haviam abandonado o local.

“Quando aconteceu o terremoto, ele estava autorizando a decolagem de um voo da Batik Air e esperou que o avião estivesse no céu para abandonar a torre de controle do tráfego aéreo”, afirmou o porta-voz da AirNav Indonesia, supervisiona o controle aéreo, Yohanes Harry Sirait.

Após a decolagem do voo 6231, os tremores se tornaram mais intensos, até o terremoto de 7,5 graus de magnitude.

O terremoto e o tsunami posterior deixaram pelo menos 832 mortos na região.

O edifício começou a desabar e Agung saltou do quarto andar. O jovem fraturou as duas pernas e sofreu diversas lesões internas.

Ele foi levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu antes do envio de um helicóptero que o transportaria para um centro médico em melhores condições.

Em um comunicado, a AirNav informou que Agung será promovido em dois níveis a título póstumo, como reconhecimento a seu valor.

A imprensa local reservou um grande espaço para elogiar o ato heroico do controlador aéreo.