Consumo interno aumenta mais do que a renda em dezembro

O consumo aumentou 0,4% em comparação com o mês anterior, segundo dados corrigidos de variações sazonais, uma alta levemente menor que a registrada em novembro

Washington – O consumo interno aumentou nos Estados Unidos mais do que a renda dos lares em dezembro, segundo os dados publicados nesta sexta-feira pelo Departamento do Comércio, que revelam o crescente dinamismo da maior economia mundial.

O consumo aumentou 0,4% em comparação com o mês anterior, segundo dados corrigidos de variações sazonais, uma alta levemente menor que a registrada em novembro (+0,6%).

O número, no entanto, se situou muito acima da previsão dos analistas, que esperavam um aumento do consumo de 0,2%.

Pelo contrário, a renda dos lares estancou nos Estados Unidos em dezembro, depois de um aumento de 0,2% no mês anterior, segundo os números do departamento.

Os analistas se mostravam ainda mais confiantes neste caso e esperavam uma alta de 0,2%.

Estes números confirmam o bom ritmo do consumo nos Estados Unidos, que aumentou 3,3% no último trimestre de 2013 em comparação com o mesmo período de 2012.

Este foi o maior aumento do consumo em três anos e impulsionou o PIB americano, que cresceu 3,2% em projeção anual durante os últimos três meses do ano, segundo os números publicados na quinta-feira pelo governo.